segunda-feira, 21 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA



SEMELHANÇA E DIFERENÇAS

SURDOCEGUEIRA
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
   É uma deficiência única, que apresenta perda auditiva e de visão, de tal jeito, que a condição das duas deficiências faz com que a pessoa necessita de forma especifica de comunicação para ter acesso a educação, lazer trabalho, vida social, etc.
Não há necessariamente uma perda total dos dois sentidos.

Tipos de Surdocegueira

-Surdez profunda associada com resíduo visual.
-Surdez moderada associada com resíduo visual.
-Surdez moderada ou leve com cegueira.
-Perda leve de audição e visão.
-Surdocego total.

Pode ser:



-Congênita: quando a criança nasce  ou adquire a deficiência nos primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua.
-Adquirida: quando a criança adquire a deficiência após a aquisição de uma língua seja oral ou sinalizada.

Necessidades específicas

-Dificuldade no esquema corporal, equilíbrio, a articulação, harmonia dos movimentos.
-Dificuldade nos aspectos motores, sensoriais, físicas, emocionais e educativas.
-disponibilizar recursos para aquisição da linguagem estruturada e a interação com o meio ambiente.
   A deficiência múltipla é caracterizada por duas ou mais áreas associadas entre diferentes deficiências, com possibilidade bastante ampla de combinações.








Tipos de deficiência múltipla


-Física e psíquica.
-Sensorial e psíquica.
-Sensorial e física.
-Física, psíquica e sensorial.




Pode ser:

A deficiência múltipla pode ser congênita ou adquirida.






Necessidades específicas

-Dificuldade no esquema corporal, equilíbrio, a articulação, harmonia dos movimentos.
-Dificuldade nos aspectos motores, sensoriais, físicas, emocionais e educativas.
-disponibilizar recursos para aquisição da linguagem estruturada e a interação com o meio ambiente.
-Pode apresentar dificuldades respiratórias, de deglutição e mastigação.
-Dificuldades na relação afetiva (interação com o meio social).



Estratégia para aquisição de comunicação para

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

-Comunicação através de movimentos corporal e vocalização.
-Estabelecer rotinas organizadas.
-Uso da caixa de antecipação com identificação dos objetos de referencia do aluno e com os objetos de referencia das atividades.
-Uso de calendários.
-Deslocamento em trajetos curtos e longos, em ambiente escolar e na sala de recursos multifuncionais.
-Adequações visuais,  auditivas e táteis.
-Uso de figuras ou objetos e explorar: alterações no tamanho, ângulo, na distância, e na complexidade.
-Uso de materiais escritos (sistema braille).
-Tecnologia assistiva.

REFERÊNCIA

BOSCO, Ismênia C. M. G. MESQUITA, Sandra R.S.H. MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar-Fascículo 05:Surdocegueira e Deficiência Múltipla(2010).

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