sábado, 19 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA

O lúdico é uma atividade interativa, social, cultural e construtiva na formação do indivíduo tornando-o capaz de tomar decisões, descobrir, escolher, pensar e experimentar novas situações de aprendizagem.
É no jogar que a criança coloca para si desafios e questões, levantando hipóteses, desenvolve a imaginação e estabelece relações de organização e convivência.
    Segundo Vygostsky, o jogo é imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, pois o processo de criar situações imaginárias leva ao desenvolvimento do pensamento abstrato. Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre significados, objetos e ações.
Na educação, o lúdico tornou-se uma estratégia pedagógica essencial para uma prática inovadora e prazerosa, garantindo resultados eficazes.
É por meio do lúdico que o aluno com deficiência passa a interagir com os aspectos mais íntimos da sua personalidade, explorando objetos que o cercam, experimentando seus sentidos, melhorando sua agilidade, desenvolvendo seus pensamentos, trabalhando sua autoestima – algumas vezes sozinhos e outras conhecendo a si mesmo, podendo até se autoavaliar, e, em outras vezes, aprendendo a conviver em grupo e a socializar suas idéias.
A finalidade do jogo como atividade lúdica é proporcionar ao aluno, conhecimento de maneira gratificante, espontânea e criativa não deixando de ser significativa independente de quem joga, deixando de lado o sistema de educação tradicional.
        Utilizar os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre eles:
· Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
· Aceitar e respeitar regras;
· Enriquecer o relacionamento entre alunos;
· Adquirir novas habilidades;
· Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
·Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas;
· Aumentar a interação e integração entre os participantes;
· Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
· Proporcionar a autoconfiança e a concentração.

DAMA CHINESA

A história da origem desse jogo é bastante controversa, alguns pesquisadores acreditam que o jogo seja uma variação do Halma, que se tornou muito popular na Inglaterra, a partir de 1880, difundindo-se então para toda Europa. Outros pesquisadores acreditam que a Dama Chinesa foi levada da China para Europa, baseando-se no fato que o jogo é extremamente popular entre os chineses na atualidade. A única certeza é que a Dama Chinesa foi criada no século XIX.

Este jogo envolve estratégia e caminhada simbólica com perfeição a utilização da inteligência para se avançar por sobre obstáculos do caminho e chegar ao seu objetivo que ocupar o lado oposto da ponta da estrela. É um jogo que prende a atenção, obriga a concentrar-se, refletir muito e ter rapidez de raciocínio.
           
       
       O tabuleiro da Dama Chinesa tem 121 casas e ostenta o formato de um hexágono( 61 casas) com seis pontas triangulares (cada uma composta por 10 casas), que acaba por formar uma estrela. Existem 6 conjuntos de 10 peças cada, permitindo que o jogo possa ser disputado com máximo de seis jogadores e um mínimo de dois.
 Regra do jogo: Ao contrário do jogo da dama tradicional, o jogo da dama chinesa não se perde peças na jogada.
*Cada participante terá dez peças de uma cor (a ponta da estrela);
*Cada jogador joga á vez, tendo objetivo mover as suas peças, uma de cada vez, através das várias casas do hexágono até chegar à ponta da estrela oposta.
*O vencedor será o primeiro a ocupar a ponta da estrela oposta com todas as peças.
                                   

PALAVRA SECRETA

                                     

       É um jogo de competição emocionante em que o raciocínio para decifrar os códigos deve estar aliado à rapidez para ser o primeiro a acertar o alvo para vencer.
        Uma carta é virada com a figuras de um JACARÉ  e de PANELA.
        Na palavra  JACARÉ  a criança subtrai CARÉ e da palavra PANELA  o PA.
        As silabas que sobraram  formam outra palavra  JA + NELA= JANELA




Nenhum comentário:

Postar um comentário